domingo, 5 de setembro de 2010

O Maraca é nosso! A-ha! u-hu!

Acho que desde o início do ano eu andava querendo visitar o maracanã, ainda mais sabendo que em meados do ano ele fecharia para reformas e só abriria de novo em 2012. Caso é que eu nasci no Rio de Janeiro e aqui vivo há 21 anos, e devido à falta de entusiasmo da minha família por futebol ou passeios a lugares mais distantes da cidade, nunca tnha ido lá. Inicialmente achei que o único jeito de conhecer o lugar seria indo a um jogo, mas então descobri a possibilidade de fazer uma visita guiada pelas instalações.(uma das maravilhas dessa cidade: tudo aqui é museu, tudo é aberto a visitação)

Sexta feira, aproveitei que eu tinha a manhã livre e aula na Praia Vermelha à tarde ( ou seja, tinha que ir para longe de casa mesmo) para conferir o local!

Peguei o trem em Campo Grande pouco depois das 9, para saltar em Deodoro e fazer baldeação para um trem parador que parasse na estação do Maracanã, já que havia um vazio de mais de uma hora na programação da Supervia sem trens paradores no ramal Santa Cruz. Mas como o trem estava vazio e eu até consegui sentar depois de algumas estações, resolvi seguir naquele até o Engenho de Dentro, com receio do que me esperaria depois (porque, se você tem de se locomover pelo Rio de Janeiro, uma coisa precisa saber: nunca pense “Ah, nesse horário o trem deve estar vazio”). Qual não foi a minha surpresa , ao chegar no Eng. de Dentro, ser quase prontamente recebida por um trem parador, coreano (aka. poltronas confortáveis e ar-condicionado) , e mais vazio do que todos que eu já vi na minha vida! Nesse momento eu me perguntei porque isso só acontece quando eu tenho que passar por mínimas 7 estações, e não nas viagens de 1h até a Central...

Então, saltei no Maracanã lá pelas 10:20, e dirigi-me ao portão 15, por onde a visita começa. Depois de quase ir parar no restaurante popular que há no local, finalmente achei meu caminho.

O primeiro ambiente que você visita, gratuito, é a calçada da Fama, onde ficam marcados os pezinhos de alguns dos mais consagrados jogadores brasileiros, e alguns estrangeiros também.

Dali você compra a entrada (excessivos R$20, na minha opinião, que nem com meia entrada deixam de ser excessivos) que te dá o direito de visitar a Tribuna de honra, os vestiários e o gramado.







Da tribuna você tem uma visão panorâmica do interior do estádio. Inclusive de uma máquina trabalhando nas obras do setor inferior, já fechado...

Foi nesse ponto que eu encontrei com mais uma leva de pessoas que lá estavam, em grande parte estrangeiros, o que me levou a constatação de que nessa cidade tem gringo o ano inteiro!! Imagino se essas pessoas não trabalham em seus países de origem (provavelmente não com horários muito inflexíveis, pois se têm dinheiro para vir ao Rio...)




Da tribuna, desce-se novamente de elevador e toma-se o caminho dos vestiários. Pelas paredes dos corredores subterrâneos que levam até lá, fotos de jogadores famosos em campo e de lances memoráveis ( e friso: só lance BONITO) entremeados por citações de diversas personalidades e ditados populares sobre o futebol, entre os quais as famosas pérolas ditas por alguns dos jogadores! Um prato cheio para quem é fão do esporte!

Os vestiários em si são a parte mais estranha da visita. Afinal, são...vestiários o.o Paredes escuras, piso de azulejo/ardósia, boxes com chuveiros, banheiras de hidromassagem, e todo um clima de bando de homens suados :x Ali perto a sala com gramado sintético onde os jogadores treinam antes de entrar em campo, climatizada de acordo com a temperatura do campo no dia.





Dali, passa-se pelo famoso corredor pelo qual os times entram em campo (na verdade, só usado em ocasiões especiais. Nas demais, outros dois corredores laterais são usados, um para cada time), e temos a chance de conhecer o gramado. Tecnicamente, o visitante conhece somente a sensação de estar no gramado. Pois não é permitido pisar na grama em si; há uma cerquinha com o piso verde na qual os visitantes ficam.

A essa altura eram mais de 11h da manhã, e o sol não dava tréguas. Um gringo fez algum comentário sobre isso, ao que um brasileiro por perto respondeu prontamente “Yes, the Summer is very Summer. Forty-five graus.”, que ficou valendo como frase do dia!




Dali, a visita termina. E no momento que eu saí, o fluxo de pessoas que já era bastante quando eu cheguei, havia-se tornado intenso!

Bom, esse é um post um tanto inútil, sendo que daqui a 3 dias o estádio enfim fecha (a não ser que os apelos da diretoria do Fluminense sejam atendidos), e não acredito que alguém aqui vá ler isso à tempo de ainda ir lá.

E lembrete: não tentem pegar ônibus em frente ao Maraca (Radial Oeste), pois não há um ponto por vários quilômetros. Prefiram as ruas laterais e da parte de trás.


PS 1: As fotos estão nessa qualidade linda porque a única câmera que eu tinha disponível era a do celular, e eu estava sozinha. Aí, já viu,né...


PS 2: Cansei de tentar consertar a formatação disso. Então, metade do post vai continuar como link sim :x

PS 3: Vocês podem comentar no pultimo post também =D






Nenhum comentário: