terça-feira, 28 de setembro de 2010

Maybe the poetry in me is not really dead...

Minha Boêmia (Fantasia) - Arthur Rimbaud

E lá me ia, as mãos nos bolsos furados,
E meu casaco era também o ideal.
Eu ia sob o céu, Musa! e te era leal;
Oh! lá! lá! que esplêndidos amores sonhados!

Minha única calça estava em frangalhos
— Pequeno Polegar sonhador, em minha fuga eu ia
Desfiando rimas e sob a Ursa Maior adormecia,
Ouvindo no céu o doce rumor das estrelas.

Sentado à beira das estradas eu as ouvia,
Belas noites de setembro em que eu sentia
O orvalho em meu rosto como um vinho forte;

Quando compondo em meio a sombras fantásticas,
Como uma lira eu puxava os elásticos
De meus sapatos gastos, um pé junto ao meu peito!




Ma Bohème (Fantasie)

"Je m'en allais, les poings dans mes poches crevées;
Mon paletot soudain devenait idéal;
J'allais sous le ciel, Muse, et j'étais ton féal;
Oh! là là! que d'amours splendides j'ai rêvées!

Mon unique culotte avait un large trou.
Petit-Poucet rêveur, j'égrenais dans ma course
Des rimes. Mon auberge était à la Grande-Ourse.
Mes étoiles au ciel avaient un doux frou-frou

Et je les écoutais, assis au bord des routes,
Ces bons soirs de septembre où je sentais des gouttes
De rosée à mon front, comme un vin de vigueur;

Où, rimant au milieu des ombres fantastiques,
Comme des lyres, je tirais les élastiques
De mes souliers blessés, un pied près de mon coeur!



Rimbaud foi um poeta de quem eu sempre quis conhecer a obra, mas sempre acabava esquecendo. Agora resolvi procurar uns poemas dele, e realmente estou me apaixonando!
Como em geral pra mim a vida dos caras pode ser tanto motivo de admiração quanto a obra, a primeira coisa que me veio a mente foi o filme Eclipse de uma Paixão, com Leonardo DiCaprio que fala sobre o relacionamento dele com Paul Verlaine (diga-se de passagem, nome de um motelzinho no centro do Rio de Janeiro :x), que estou procurando agora.
E já descobri que existe um livro que fala sobre a biografia dele em paralelo com Jim Morrison, idolatria em dobro! Vou atrás disso quando puder também! (E quando os projetos para monografia, para bolsa, trabalhos e tudo o mais deixarem...)

Nem fiz post sobre a noite mais linda, brilhante, orvalhada e poética desse setembro: o show do Lacrimosa. *__* (ok, chega de glitter)
Se bobear ainda faço, pois não quero deixar em branco, por mais que ninguém se interesse.


Por enquanto, só pra terminar bonito e poético, a música mais linda do Lacrimosa de todos os tempos, Eine Nacht in Ewigkeit ("subtitulado en español" porque os fãs mexicanos do Lacrimosa ownam em tudo que tem sobre a banda na internet). Recomendo, hein!

Nenhum comentário: